PARA PARTILHAR | Passo a passo: maquete das "Formas do Relevo"

Motivar e captar a atenção dos nossos estudantes nem sempre é fácil. Por vezes, temos que inovar par aos motivar. Por isso, para abordar o tema do Relevo projetei e construí uma maquete subordinada ao tema "As formas de relevo". Este recurso didático foi idealizado para a minha turma de 8ºano. 

Materiais necessários são os seguintes:

1- 1 folha de k-line 3mm espessura

2- Esferovite

3- Tinta de várias cores (p.e. branco, preto, azul, castanho e verde)

4- Papel de revistas 

5- Papel higiénico ou de rolo de cozinha

6- Folha de alumínio 

7- Pincéis de vários tamanhos 

8- Cola branca

9- X-ato

10- Água

11- Lápis

1ª etapa - Desenhar a maquete no k-line

Projetar a maquete e desenhar um esboço na folha k-line a lapis. Este passo é muito importante pois será o nosso fio condutor na construção de cada uma das formas de relevo.

2ª etapa - Formatação do esferovite

Inicia-se a modelação do esferotite e a sua colagem por cima da folha k-line. O esferovite foi utilizado para conferir à maquete uma altura suficiente para a área de planalto. As montanhas foram posicionadas em cima da estrutura de esferovite o que permitirá ilustrar a diferença de altitude entre um planalto e uma montanha.

 

3ª etapa - Formatação das montanhas

A área de montanha foi projetada em cima da área de planalto pré-existente. Desta forma, assegurou-se que a altitude desta forma de relevo acumularia a altitude do planalto e a da estrutura montanhosa que ia construir a seguir. Esta estrutura foi erguida com folha de revista segura com um palito que confere à estrutura o cume pontiagudo. Após este processo, forrou-se com papel de alumínio para ficar mais segura. Deste modo, conseguiu-se a cordilheira da maquete. 


4ª etapa - Formatação das colinas

A construção das colinas foi um processo bastante simples. Usou-se papel higiénico, conferindo-lhe uma forma arredondada que foi aplicada com cola branca na folha de k-line. Repetiu-se este processo 4 vezes para fazer em 4 colinas de altitudes diferenciadas.



5ª etapa - Cobrir a maquete com 3 camadas de papel de cozinha e cola branca

Após o posicionamento de colagem de todas as formas de relevo na folha k-line é a altura de cobrir a maquete com 3 camadas de papel de cozinha e cola branca dissolvida em água para uniformizar toda a maquete. Esta etapa vai permitir obter um resultado mais realista a toda a maquete pois as rugosidades que resultam da secagem da água com cola branca no papel de cozinha assemelham-se com as irregularidades do relevo.


6ª etapa - Secagem da maquete

O período de secagem da maquete não deve ser inferior a 24h, pois o processo seguinte - as pinturas - também trará humidade à maquete. Demasiada humidade pode fazer rasgar/desfazer os materiais. Depois do período de secagem a maquete terá este aspeto: 




9ª etapa - Iniciar a pintura da maquete

Após um período de secagem de pelo menos 24h pode iniciar-se o processo das pinturas da maquete. 



O resultado final:


Espero ter-vos inspirado! Deixem-me o vosso feedback e partilhem as vossas experiências na construção de recursos "diferentes" para as vossas aulas!




Comentários

  1. Elaborei uma maquete no ano passado para a UC Geografia e Ordenamento do Território para avaliar o escoamento interno, o escoamento superficial e a permeabilidade do solo. Apesar de trabalhoso, consegui compreender mais facilmente o tópico através da maquete, do que compreenderia num trabalho ou numa aula normal. Gostei muito da experiência, exceto a parte em que tive que limpar tudo depois.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

EM DEBATE | A Dinâmica demográfica da China |

EM DEBATE | SE EU FOSSE UM DECISOR POLÍTICO... Portugal volta a ter saldo natural negativo com recorde negativo de nascimentos.